Banda ZZ Top e as carangas.

Você com certeza já ouviu falar e deve ser um amante dessa banda também. Assim como eu vamos conhecer um pouco mais de ZZ Top.
ZZ Top é uma banda de rock americana formada no final de 1969 em Houston no Texas, Estados Unidos. Os membros da banda são Billy Gibbons(vocalista,guitarra), Dusty Hill(vocal,baixo,teclas), e Frank Beard(bateria,percursão).

A banda detém a distinção de ser uma das poucas bandas de rock que ainda mantém a composição original dos seus membros, o mesmo empresário/produtor/imagem, Bill Ham. E isso já faz nada mais nada menos que 40 anos.

 

Os ZZ Top alcançaram o seu pico de sucesso nos anos 70 e 80, produzindo muitas músicas que lideraram as vendas, e ainda hoje permanecem juntos realizando álbuns. Os ZZ Top estão inscritos no Rock and Roll Hall of Fame desde 15 de Março de 2004. Para descrever a banda, são músicos com raízes genuínas, com um estilo próprio.

Gibbons é um dos mais finos guitarristas de blues americano trabalhando no idioma do Hard Rock… “Enquanto Hill e Beard providenciam o ritmo de apoio.” As letras das suas canções apelam ao humor.

 

Curiosidade:

A banda tem a sua imagem de marca: Gibbons e Hill estão quase sempre vestidos da mesma maneira, de óculos e a sua barba comprida. Em 1984 a Gillette Company ofereceu a Gibbons e Hill um milhão de dólares a cada um para fazer um anúncio publicitário onde cortariam as suas barbas, mas eles declinaram afirmando “Nós ficávamos horríveis sem elas”.

 

Como tudo começou:

Os membros do atual ZZ Top, tinham estado em diferentes bandas do Texas, a mais notável a Moving Sidewalks com Gibbons, e American Blues com Hill e Beard. Em 1969, as bandas rivais tinham acabado, e os três músicos juntaram forças. Em primeiro lugar, Billy convidou Frank para o seu projeto de blues-rock. Precisando de um novo baixista, Beard sugeriu vindo da sua ex-banda, Joe “Dusty” Hill.

A origem do nome da banda não foi conhecida durante muitos anos, mas os rumores abundavam: um hibrido de dois nomes, Zig-Zag e ‘Top’; um tributo a uma lenda do blues Z.Z. Hill.

 

Guitarras ZZ Top.

Billy Gibbons e Dusty Hill são famosos pelas guitarras que usam, muitas delas foram
co-desenhadas por Gibbons e por John Bolin da Bolin Guitars.
Gibbons gosta de transformar os seus instrumentos conforme
as especificações da sua guitarra Gibson de 1959.

Hill por sua vez tem na base do baixo que usa uma Fender de 1951.

 

 

Os Carros :

Billy Gibbons é um fã e ávido colecionador de carros customizados e motos. Os seus veículos foram utilizados nos vídeos junto com as iniciais dos ZZ Top e também, junto com o famoso chaveiro ZZ. O coupé Ford, vermelho 1933 Hot Rod ‘The Eliminatror’ que foi transformado por Don Thelen na Paramount. O carro apareceu na trilogia do vídeo, “Álbum Eliminator”, como foi o caso de “Sharp Dressed Man”, “Gimme All Your Lovin” e “Legs”. O carro também apareceu em revistas de carros à volta do globo.

Um modelo á escala 1/24 do Eliminator foi produzido pela Monogram sob licença. O carro reside agora no Rock and Roll Hall of  Fame em Cleveland, Ohio.

Leapin’ Limo

Baseado no Pontiac Silver Streak, o carro foi encolhido 40 polegadas, pintado em preto com o grafismo dos ZZ Top e foi usado no vídeo “Velcro Fly” do Album Afterburner.

 

CadZZilla

Baseado no Cadillac Sedanette, o CadZZilla foi contruído por Boyd Coddington e desenhado por Larry Erickson. O nome resulta da junção dos nomes Cadillac, ZZ Top e Godzila. Apareceu nos vídeos “My Head’s in Mississipi” e em “Burger Man”.

Modelos á Escala 1/24 1/64 foram produzidos sob licença.

 

Para quem gosta de carros e a melhor da música e estilo, não tem dúvida.

ZZ top são os melhores!